4. Conhecer e compreender os movimentos da Terra e da Lua.
4.1 Indicar o período de rotação da Terra e as consequências da rotação da Terra.
4.2 Medir o
comprimento de uma sombra ao longo do dia, traçar um gráfico desse
comprimento em função do tempo e relacionar esta experiência com os
relógios de sol.
4.3 Explicar como nos podemos orientar pelo Sol à nossa latitude.
4.4 Indicar o período de translação da Terra e explicar a existência de anos bissextos.
4.5 Interpretar
as estações do ano com base no movimento de translação da Terra e na
inclinação do seu eixo de rotação relativamente ao plano da órbita.
4.6
Identificar, a partir de informação fornecida, planetas do sistema solar
cuja rotação ou a inclinação do seu eixo de rotação não permite a
existência de estações do ano.
4.7 Associar os
equinócios às alturas do ano em que se iniciam a primavera e o outono e
os solstícios às alturas do ano em que se inicia o verão e o inverno.
4.8
Identificar, num esquema, para os dois hemisférios, os solstícios e os
equinócios, o início das estações do ano, os dias mais longo e mais
curto do ano e as noites mais longa e mais curta do ano.
4.9 Identificar
a Lua como o nosso único satélite natural, indicar o seu período de
translação e de rotação e explicar por que razão, da Terra, se vê sempre
a mesma face da Lua.
4.10
Interpretar, com base em representações, as formas como vemos a Lua,
identificando a sucessão das suas fases nos dois hemisférios.
4.11 Associar os termos sombra e penumbra a zonas total ou parcialmente escurecidas, respetivamente.
4.12
Interpretar a ocorrência de eclipses da Lua (total, parcial, penumbral) e
do Sol (total, parcial, anular) a partir de representações, indicando a
razão da não ocorrência de eclipses todos os meses.
5.
Compreender as ações do Sol sobre a Terra e da Terra sobre a Lua e
corpos perto da superfície terrestre, reconhecendo o papel da força
gravítica.
5.1 Caracterizar uma força pelos efeitos que ela produz, indicar a respetiva unidade no SI e representar a força por um vetor.
5.2
Indicar o que é um dinamómetro e medir forças com dinamómetros,
identificando o valor da menor divisão da escala e o alcance do
aparelho.
5.3 Concluir, usando a queda de corpos na Terra, que a força gravítica se exerce à distância e é sempre atrativa.
5.4 Representar a força gravítica que atua num corpo em diferentes locais da superfície da Terra.
5.5
Indicar que a força gravítica exercida pela Terra sobre um corpo
aumenta com a massa deste e diminui com a distância ao centro da Terra.
5.6
Associar o peso de um corpo à força gravítica que o planeta exerce sobre
ele e caracterizar o peso de um corpo num dado local.
5.7 Distinguir peso de massa, assim como as respetivas unidades SI.
5.8 Concluir, a partir das medições do peso de massas marcadas, que as grandezas peso e massa são diretamente proporcionais.
5.9
Indicar que a constante de proporcionalidade entre peso e massa depende
do planeta e comparar os valores dessa constante à superfície da Terra e
de outros planetas a partir de informação fornecida.
5.10 Aplicar, em problemas, a proporcionalidade direta entre peso e massa, incluindo a análise gráfica.
5.11
Indicar que a Terra e outros planetas orbitam em torno do Sol e que a
Lua orbita em torno da Terra devido à força gravítica.
5.12 Indicar que a física estuda, entre outros fenómenos do Universo, os movimentos e as forças.