1.
Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra,
e reconhecer o papel da observação e dos instrumentos na nossa perceção
do Universo.
1.1 Distinguir
vários corpos celestes (planetas, estrelas e sistemas planetários;
enxames de estrelas, galáxias e enxames de galáxias).
1.2 Indicar o modo como os corpos celestes se organizam, localizando a Terra.
1.3 Indicar qual é a nossa galáxia (Galáxia ou Via Láctea), a sua forma e a localização do Sol nela.
1.4 Indicar o
que são constelações e dar exemplos de constelações visíveis no
hemisfério Norte (Ursa Maior e Ursa Menor) e no hemisfério Sul (Cruzeiro
do Sul).
1.5 Associar a
estrela Polar à localização do Norte no hemisfério Norte e explicar como
é possível localizá-la a partir da Ursa Maior.
1.6 Indicar que a luz emitida pelos corpos celestes pode ser detetada ou não pelos nossos olhos (luz visível ou invisível).
1.7 Identificar
Galileu como pioneiro na utilização do telescópio na observação do céu
(descobertas do relevo na Lua, fases de Vénus e satélites de Júpiter).
1.8
Caracterizar os modelos geocêntrico e heliocêntrico, enquadrando-os
historicamente (contributos de Ptolomeu, Copérnico e Galileu).
1.9 Identificar
a observação por telescópios (de luz visível e não visível, em terra e
em órbita) e as missões espaciais (tripuladas e não tripuladas) como
meios essenciais para conhecer o Universo.
1.10 Dar
exemplos de agências espaciais (ESA e NASA), de missões tripuladas
(missões Apolo e Estação Espacial Internacional) e não tripuladas
(satélites artificiais e sondas espaciais) e de observatórios no solo
(ESO).
1.11 Identificar a teoria do Big Bang como descrição da origem e evolução do Universo e indicar que este está em expansão desde a sua origem.