2. Conhecer e compreender o sistema solar, aplicando os conhecimentos adquiridos.
2.1 Relacionar a idade do Universo com a idade do sistema solar.
2.2 Identificar os tipos de astros do sistema solar.
2.3 Distinguir planetas, satélites de planetas e planetas anões.
2.4 Indicar que a massa de um planeta é maior do que a dos seus satélites.
2.5 Indicar que as órbitas dos planetas do sistema solar são aproximadamente circulares.
2.6 Ordenar os planetas de acordo com a distância ao Sol e classificá-los quanto à sua constituição (rochosos e gasosos) e localização relativa (interiores e exteriores).
2.7 Definir períodos de translação e de rotação de um astro.
2.5 Indicar que as órbitas dos planetas do sistema solar são aproximadamente circulares.
2.6 Ordenar os planetas de acordo com a distância ao Sol e classificá-los quanto à sua constituição (rochosos e gasosos) e localização relativa (interiores e exteriores).
2.7 Definir períodos de translação e de rotação de um astro.
2.8
Indicar que o Sol é o astro de maior tamanho e massa do sistema solar,
que tem movimentos de translação em torno do centro da Galáxia e de
rotação em torno de si próprio.
2.9
Interpretar informação sobre planetas contida em tabelas, gráficos ou
textos, identificando semelhanças e diferenças, relacionando o período
de translação com a distância ao Sol e comparando a massa dos planetas
com a massa da Terra.
2.10 Distinguir asteroides, cometas e meteoroides.
2.11 Identificar, numa representação do sistema solar, os planetas, a cintura de asteroides e a cintura de Kuiper.
2.12
Associar a expressão «chuva de estrelas» a meteoros e explicar a sua
formação, assim como a relevância da atmosfera de um planeta na sua
proteção.
2.13
Concluir que a investigação tem permitido a descoberta de outros
sistemas planetários para além do nosso, contendo exoplanetas, os quais
podem ser muito diferentes dos planetas do sistema solar.