A vida no espaço

Comer e beber na ISS

Tal como o exercício, a nutrição tem um papel muito importante na manutenção da saúde dos astronautas.

A alimentação não é utilizada apenas para fornecer o número de calorias suficiente para o trabalho, mas as horas das refeições são ocasiões sociais importantes para pessoas que estão longe dos seus familiares e amigos.

A alimentação é preparada de forma especial, porque a ausência de peso requer ajustamentos para impedir que os alimentos fujam do prato. Alguns tipos de alimentos têm também de ser comidos para contrariar os efeitos da adaptação ao ambiente espacial.

Os astronautas podem escolher as refeições desde que os valores nutricionais e as calorias sejam mantidos dentro dos requisitos aprovados: 2800 calorias por dia. Os tabuleiros das refeições são preparados em terra para cada astronauta e são entregues à ISS antes da sua chegada. Estes são guardados num dos módulos e identificados. Os tabuleiros das refeições vermelhos contêm alimentos da Rússia e os tabuleiros azuis contém alimentos da Europa/América.

Os alimentos têm de ser tratados de forma especial para que durem muito e tenham pouco volume.

Comida espacial



Existem vários tipos de alimentos que são comidos no espaço:
  • Alimentos reidratáveis: a água é retirada para facilitar o armazenamento dos alimentos. Também conhecida como secagem por congelamento (liofilização). A bordo, a água é recolocada nos alimentos antes do consumo. Os artigos incluem bebidas (chá, café, sumo de laranja) e cereais, como, por exemplo, aveia.
  • Alimentos termoestabilizados: alimentos processados com calor que podem ser guardados à temperatura ambiente. A maior parte das frutas e do peixe (atum) são preparados em latas fáceis de abrir. As sobremesas são embaladas em copos de plástico.
  • Alimentos irradiados: a maior parte das carnes bovinas são cozinhadas e embaladas em bolsas de alumínio flexíveis e esterilizadas por radiação ionizante para que possam ser mantidas à temperatura ambiente.
  • Alimentos frescos: como maçãs e bananas. Normalmente, os alimentos frescos são trazidos pelas novas equipas que chegam.
  • Alimentos industrializados: como nozes e bolachas.

Os astronautas utilizam os tabuleiros como pratos e tudo tem de ser extraído de um tubo ou saco.

Consegues imaginar o que aconteceria se a bebida e as migalhas escapassem e flutuassem para onde quisessem? Observa todo o equipamento elétrico envolvente… seria um autêntico desastre!

É muito caro transportar todos estes alimentos e a água para a Estação, por conseguinte, tudo tem de ser muito leve e fácil de armazenar.

Referência bibliográfica:

https://www.esa.int/Science_Exploration/Human_and_Robotic_Exploration/Lessons_online/A_vida_no_espaco